Ensinar o cãozinho a fazer xixi no lugar certo é um desafio para muitos tutores. Quando os cachorros são filhotes, é comum que eles façam suas necessidades em qualquer canto, já que eles ainda não têm controle sobre a micção. No entanto, essa é a melhor fase para educá-los já que aprendem com mais facilidade.
Quando adultos, a tarefa se torna um pouco mais difícil, pois, além das conhecidas demarcações de território, eles possuem hábitos arraigados. Mas não é nada que seja impossível de conseguir. É necessário, porém, que o dono tenha um pouquinho mais de paciência e determinação com seu peludo para alcançar esse objetivo.
Neste post, vamos dar algumas dicas de como ensinar seu pet a fazer xixi no local adequado. Continue a leitura e confira!
1. Mostre onde fica o banheiro do pet
Cães filhotes, com menos de um ano de vida, ainda não possuem uma musculatura desenvolvida para segurar o xixi, ou seja, fazem em qualquer lugar. Por isso, a dica é levá-lo para o local adequado, ficar com ele algum tempo, deixando-o perceber a textura do chão e/ou do tapete higiênico.
Tenha paciência e faça isso até que o pet perceba que é o lugar certo para ele fazer as suas necessidades.
2. Utilize o próprio xixi do pet para indicar o lugar adequado
Você já reparou que, quando o cão vai fazer xixi, ele cheira o local? Pois é, essa é mais uma boa dica para fazer com que ele faça no local certo. Utilize a própria urina para molhar o tapete e o coloque no local onde deseja que ele faça, isso estimulará seu cão, ele sentirá o odor e fará no lugar adequado.
Com o tempo, ele fará xixi no local certo sozinho, associando essa ação ao lugar e não mais ao cheiro.
3. Não utilize tapetes em casa
Evite utilizar tapetes pela casa, pelo menos no período em que você estiver ensinando o cãozinho a fazer xixi no lugar certo. Afinal, ele provavelmente achará apropriado para urinar, visto que se assemelha à grama — para os cães, tapetes convencionais são confortáveis, pois não molham os pés e não recebem respingos.
Por isso, utilize, preferencialmente, os tapetes higiênicos, pois se parecem com os tradicionais, com a diferença de que contêm gel para absorverem a urina e ainda não respingam no cachorro.
4. Não o repreenda
Vamos imaginar que o cão tenha feito xixi em um local errado. Geralmente, a reação do tutor é a pior possível, não é mesmo? Você fará cara de mau, falará alto com ele e dará aquela bronca.
Existem duas hipóteses negativas para essa reação. Uma delas é ele pensar que ganhou atenção do dono e até ficar satisfeito. A segunda, poderá ser pior, ou seja, ele pode achar que fazer xixi é algo errado e se conter, prejudicando sua saúde.
Por isso, não brigue com seu pet se ele fizer no local errado. Apenas mostre a ele que aquele local é inadequado e o leve ao lugar onde ele deve fazer, mas haja com paciência e com um tom de voz calmo.
5. Comemore sempre que ele fizer xixi no lugar certo
Sempre que o pet acertar o local, comemore, faça muita festa. Afinal, os cachorros são bastante inteligentes e sabem quando estão sendo recompensados. Por isso, premie seu cão com carinho e com petisco. A recompensa fará com que ele torne a fazer no local certo.
6. Castre seu cão adulto
Se mesmo com ensinamentos e adestramento, seu cão adulto ainda não fizer xixi no local certo, não desista. Uma sugestão é a castração, uma vez que cães não castrados demarcam território com a urina. Quando são castrados, esse instinto é amenizado e eles aprendem mais facilmente.
Como você pôde conferir neste texto, existem formas simples de ensinar seu cão a fazer xixi no lugar certo. Aproveite as nossas dicas e boa sorte!
Você gostou de saber como ensinar seu pet a fazer xixi no local certo? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram.