Tal qual o ser humano, o cão tem seus mecanismos de defesa. Enquanto nós humanos podemos gritar, eles tendem a latir. Então, saiba que um cachorro latindo em excesso pode indicar diversas coisas: medo, proteção de território, euforia etc. A melhor maneira de lidar com isso é entender os motivos para, assim, atenuar o problema.
Por isso, se você se preocupa não só o bem-estar do seu amigo, mas também o seu e o dos vizinhos, este post é para você. Continue a leitura e saiba o que fazer para o seu cão latir menos e as razões por trás desse latido. Confira!
Ajude-o a socializar
Uma das principais razões para um cachorro latindo em excesso é o estresse e a falta de socialização, que o faz latir sempre que encontrar um cachorro ou uma pessoa estranha. Por isso, tente inseri-lo nos grupos de cães de uma praça ou parque durante um passeio, por exemplo.
As atividades físicas regulares com o bichinho são muito importantes para acalmá-lo. Faça isso, claro, sem esquecer de manter o cartão de vacinação do seu cão em dia para evitar a contaminação de doenças.
Coloque uma música
Se mesmo com as atividades físicas para gastar as energias do cão, ele ainda late constantemente, experimente colocar uma música no rádio ou na televisão. Muitas vezes ,o cão late devido ao silêncio e ter um som ambiente faz com que ele se concentre naquilo e não faça mais barulho. Experimente!
Evite brigar com o cão
Assim como os humanos, no mundo canino também é normal se sentir carente em alguns momentos. Um cachorro latindo pode significar que ele precisa de atenção.
Então, é importante que os tutores tirem uns minutinhos no dia para acariciar o cão. Claro que isso deve ser feito com moderação, já que nem sempre você estará em casa e o cão precisa se acostumar com a sua ausência em outros momentos.
Procure ajuda
Se você já tentou todas essas dicas e ainda tentou diminuir o estresse do cão por meio de petiscos, jogando bolinha ou outras técnicas, talvez seja preciso procurar ajuda de um profissional.
Um cachorro latindo em excesso pode significar também algum problema de saúde, já que com a idade os cães vão perdendo sua capacidade visual e auditiva, o que pode influir nos latidos. Além disso, quando eles estão com dor ou doentes, tendem a latir mais.
Os cães não são brinquedos e precisam de amor e atenção. Por isso, é importante que ao lidar com um cachorro latindo você também o incentive a vencer medos – que pode ser uma das causas do latido. Saiba o momento certo de ignorar o barulho do cachorro, já que isso pode ser só uma forma de chamar sua atenção e que pode virar um costume caso seja sempre atendido. Em último caso, um adestrador pode ser fundamental para lidar com esse tipo de comportamento do animal.
Você gostou do nosso texto? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber nossas atualizações diretamente no seu e-mail!