Resultado de exames

Casos Clínicos

Feridas em gatos: saiba como tratar do seu pet corretamente

Feridas em gatos precisam de atenção e cuidados dos tutores. Apesar de serem conhecidos como animais precisos e habilidosos nas suas aventuras, os felinos podem se machucar e precisamos estar vigilantes quanto a isso. Eles podem se ferir com variados tipos de objetos.

Trata-se de um problema que pode ocorrer em qualquer idade e, sobretudo, com aqueles animais que dão as famosas “voltinhas”. Por isso, atenção na hora de escová-los ou banhá-los, é fundamental observar os gatos nesses momentos, pois é quando encontramos qualquer irregularidade na pele do bichano.

No caso de você ter mais de um gato, já deve ter presenciado aquelas brincadeiras de luta, em que um tira chumaços de pelo do outro. Pois é, mas essas simples brincadeiras podem machucar o gato sem que você perceba.

Além disso, aqueles gatos que vivem apenas dentro de casa não estão livres de adquirir feridas, que podem ser por variados motivos, como micoses ou outras doenças de pele.

Confira neste artigo, como você deve tratar feridas na pele de seu gato! Continue a leitura e confira!

Como tratar feridas em gatos?

No caso de feridas de pouca gravidade, o próprio tutor pode tratá-las por meio de alguns passos. Outras, no entanto, são derivadas de doenças mais profundas e precisam de uma intervenção veterinária urgente, visto que muitos casos podem até necessitar de pontos, pela profundidade da lesão.

Feridas superficiais

Mesmo que os machucados ou feridas sejam aparentemente pequenos, se não houver os cuidados adequados, podem se tornar uma porta de entrada para micro-organismos, como fungos e bactérias que provocam infecções dermatológicas sérias nos bichinhos. Confira o que fazer para tratar as feridas em gatos!

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • soro fisiológico;
  • gazes limpas;
  • lodo diluído;
  • pomada cicatrizante;
  • colar elisabetano.

Passo a passo

  1. Antes do processo de limpeza, lave muito bem as mãos com água e sabonete e as seque com papel toalha;
  2. escolha um local calmo para colocar o felino, onde ele se sinta seguro e você possa começar a fazer os procedimentos de limpeza da ferida. Relaxe seu gatinho, fale manso e carinhosamente para que ele se sinta o mais confortável e tranquilo possível;
  3. corte com muito cuidado os pelos em volta do ferimento que você começará a limpar. Isso, além de facilitar o seu trabalho, manterá o local a ser tratado mais limpo e livre de micro-organismos;
  4. limpe a ferida com soro fisiológico para tirar qualquer resquício de sujeira do ferimento. Para isso, você pode utilizar gaze, mas fique atento para que não permaneça nenhuma impureza no local;
  5. após limpar todo o ferimento, utilize uma gaze umedecida com iodo diluído (nove partes de água para uma de iodo, observe que o líquido ficará amarelo). Nunca use no gato iodo puro, pois o pH do felino é bem diferente do existente no ser humano;
  6. repita esse curativo por, pelo menos, uma vez ao dia, durante uma semana. Se não houver melhora, busque um atendimento veterinário;
  7. existem pomadas cicatrizantes que aceleram o processo de cicatrização. Peça que seu veterinário de confiança lhe indique algumas boas opções. A aplicação desse medicamento deve ser feita todos os dias após a limpeza. Utilize, para isso, uma luva de látex e passe suavemente no ferimento com um dos dedos;
  8. a não ser que o veterinário lhe dê outras orientações, mantenha após a limpeza o local arejado, sem nada abafando a ferida;
  9. coloque o colar elisabetano para o gato não lamber o local afetado  — é incômodo para o animal, mas é necessário para um bom prognóstico;
  10. se você tem mais gatos em casa, é aconselhável que mantenha o animal afetado longe dos demais, isso evitará que lambam a ferida — hábito comum entre os felinos.

O que pode provocar feridas em gatos?

Confira os fatores que mais provocam feridas em felinos.

Brigas ou brincadeiras 

Uma das maiores causas de feridas em gatos é a briga ou brincadeira entre eles mesmos. Gatos que têm acesso à rua, muitas vezes, brigam no telhado e contraem doenças de pele. Essas feridas muitas vezes nem são percebidas pelo tutor, principalmente, por estarem encobertas pela pelagem do bichinho. Acaba que se fecham em falso, provocando abscesso percutâneo felino — ou seja, sob a pele.

Acne felina 

Ela pode surgir em qualquer idade. Apresenta-se na forma de cravos no queixo, mas pode progredir e ocasionar infecção e lesões mais sérias, necessitando uma desinfecção e tratamento veterinário.

Dermatites por alergia aos alimentos 

Algumas rações contêm ingredientes ou conservantes que podem provocar sensibilidade no gato. Isso pode desencadear coceira severa em várias partes do corpo. Muitas vezes, há complicações que ocasionam perda de pelos e feridas. O problema requer atendimento veterinário de urgência. Não é recomendado dar qualquer alimento ao felino.

Micose

Conhecida por também infectar humanos, esse problema de pele é transmitido por fungos e pode provocar, em alguns casos, coceira e feridas.

Paniculite

É a inflamação do tecido adiposo que provoca úlceras com secreção.

Câncer

Alguns tipos de feridas podem ser diagnosticadas como câncer, que também provoca ulcerações na pele do felino.

Esporotricose

Doença de pele provocada por fungo e que é transmissível ao ser humano. O gato contrai a doença por ter tido contato com algum material infectado pelo fungo (que se encontra na natureza), como madeira e terra. Os principais sinais são feridas pelo corpo. Requer atendimento veterinário urgente. O tratamento é eficaz e, se for feito adequadamente, conta com bons prognósticos.

Entre os exames de diagnósticos mais comuns, destacam-se os seguintes:

  • raspagem cutânea;
  • amostragem;
  • análise do pelo no microscópio;
  • estudo citológico;
  • biopsia;
  • utilização da lâmpada de wood.

Como você pôde observar neste artigo, existem vários fatores que podem desencadear uma ferida em gatos. Dependendo do causador, o próprio tutor pode executar a higienização e o tratamento. No entanto, em casos mais sérios, a melhor medida será sempre buscar um hospital veterinário, para que sejam feitos os exames que vão garantir um diagnóstico certeiro.

Agora você já sabe como tratar pequenas feridas em gatos, não é mesmo? Mas, na dúvida, não deixe de buscar atendimento para o seu animal. Entre em contato conosco e conheça nosso hospital veterinário!

E-mail

Duvidas, elogios e reclamações

Trabalhe conosco

Imprensa

Telefone

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo

Whatsapp

Clique em um número e você será redirecionado para o whatsapp de nossa equipe de atendimento!

Unidade Osasco

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo