O ciclo sexual e reprodutivo dos cães é diferente da maioria das espécies de mamíferos. Por exemplo, a cadela costuma ficar no cio algumas vezes no ano e emite alguns sinais para identificação desse período, o que nem sempre é fácil de decifrar. Essa dificuldade em entender o período fértil da cadela costuma gerar muitas inconveniências e geralmente ocorre quando o dono não está bem informado sobre a cadela no cio.
Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre cadela no cio, preparamos um artigo com respostas para as questões mais comuns sobre o assunto do cio canino. Ficou curioso? Continue a leitura e aprenda mais com o nosso post!
O que é cio?
Antes de tudo, não tem como saber o que fazer para ajudar seu bichinho se você não souber o básico sobre o assunto, como a sua definição. De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.
Então, se você por algum motivo não castrou a sua cadela até os 6 meses de vida, há grandes chances de enfrentar a fase no cio — porém, em cachorras de porte maior essa fase pode demorar a chegar, devido à imaturidade do seu aparelho reprodutivo, que ainda está em desenvolvimento. Em todo caso, esse período não costuma ser muito agradável para o dono e para a cadela, o que exige um maior cuidado e atenção com o bichinho.
Qual é o comportamento?
Uma cadela no cio significa que ela já está desenvolvida sexualmente, porém, segundo os veterinários, isso não significa que ela esteja necessariamente pronta para procriação. É recomendado que o dono evite a gravidez da cadela nos primeiros períodos de cio. Uma gestação precoce pode ser arriscada para mãe e para os filhotes.
Por isso, é preciso saber quais comportamentos correspondem a um período no cio e como tomar os devidos cuidados. Biologicamente, os sinais mais comuns emitidos pelas cadelas são o inchaço no mamilo e na vulva e a perda de sangue. Porém, algumas fêmeas conseguem ficar limpas muito rapidamente, o que torna mais difícil perceber o sangramento. Além disso, existem algumas fases dentro do cio que influenciarão no comportamento da cachorra.
Quais são as fases?
O cio canino é dividido em quatro fases, que podem ser identificadas com a observação de alguns sinais. Descubra quais são a seguir.
Proestro
Na fase proestro, a fêmea ainda não está fértil, porém, já é possível notar sinais de inchaço e sangramento. Para cuidar disso você pode comprar fraldas especiais. É normal que durante essa época a cadela fique mais ansiosa para sair e simule comportamentos sexuais com outros animais.
Estro
Durante o período estro, a cadela já está fértil e para de sangrar. Ele dura entre 3 e 17 dias e tende a ocorrer várias mudanças no comportamento dela. Geralmente ela fica mais afetuosa, receptiva para cruzar e disposta a passear. Também é possível que ela sinta desconforto e se torne mais agressiva;
Diestro
A fase diestro pode durar entre 60 a 100 dias. Isso vai depender da ocorrência ou não de fertilização, e é necessário prestar muito mais atenção nessa época, já que nela pode ocorrer sequencialmente a gravidez, nascimento e lactação. Em outro caso, se a cadela rejeitar o cruzamento, ela tende a comer muito e a ficar instável emocionalmente. Além disso, muitas cadelas podem apresentar uma gravidez psicológica devido à alta produção de hormônios, o que pode confundir seus donos.
Anestro
Por fim, na fase anestro ocorre o período de inatividade sexual, que começa logo após o parto das cadelas e à fase do diestro, para aquelas que não fecundaram. Essa fase não costuma deixar muitos sinais de mudança de estágio, mas dura cerca de 120 dias e permite que o animal descanse para o próximo período fértil.
Quanto tempo dura o ciclo da cadela?
Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.
Então, se a sua cadela apresentar sangramento por mais de três semanas, isso pode ser um sinal de que algo não está bem e o mais recomendado é procurar a ajuda de um veterinário.
Como identificar uma cadela no cio?
Além dos sintomas já mencionados, como inchaço das mamas e vulvas, além do sangramento, o comportamento da fêmea no cio também pode mudar. Por exemplo, ela pode estar mais carente e chamando mais atenção do que o normal.
Também é comum que os machos do mundo canino se aproximem muito mais da sua cadela neste período. Isso acontece porque eles são guiados pelo instinto e também pelos feromônios que são lançados pelas fêmeas por meio do cheiro e da urina.
Desse modo, os cachorros tendem a se tornar muito insistentes quando uma cadela no cio está por perto e a tentar montá-la frequentemente. Alguns machos podem até fugir de casa quando sentem o cheiro de uma fêmea fértil.
Portanto, se você cria cadelas é recomendado tomar alguns cuidados para manter o bem-estar na sua casa. Muitos veterinários recomendam a castração para evitar as inconveniências do período fértil, o que ainda afasta muitas doenças, como a infecção uterina (piometra) e o câncer de mama, que é comum nesse animal. A castração ainda é benéfica por impedir uma gravidez e colocar menos filhotes em um mundo com muitos animais morando nas ruas e precisando de adoção.
Ainda segundo os veterinários, não é recomendado que a castração ocorra no período da cadela no cio por conta de mudanças hormonais, já que o risco cirúrgico é maior. Afinal, o útero estará maior e com maior vascularização, o que aumenta as chances de hemorragia.
Gostou deste conteúdo? Então, que tal compartilhar nas redes sociais? Assim você ajuda os criadores de cães e os próprios animais a viverem melhor!