O uso de anticoncepcional para cadelas é um assunto ainda pouco comentado e esclarecido pelos vendedores. Porém, tal qual o uso em seres humanos, nos animais também traz bastante perigo e tem uma efetividade muito menor. No entanto, por ser um método mais barato e menos definido, muitos tutores optam pelo anticoncepcional para evitar uma ninhada inesperada.
Como o barato às vezes pode sair mais caro, e, conforme já foi mencionado, para evitar que seu animalzinho corra sérios riscos, é preciso saber o quão prejudicial pode ser esse tipo de remédio para as fêmeas. Afinal, ele pode até mesmo colocar a vida delas em risco. Continue a leitura e tenha acesso a essas informações!
Tumores de mama
Diferente dos anticoncepcionais para cadelas, a castração é a opção mais indicada pelos veterinários quando o assunto é prevenir gravidez, já que ela reduz em 98% os riscos de desenvolvimento de tumores de mama. Se o procedimento ocorrer por volta dos seis meses de idade, antes do primeiro cio, a chance diminui para 1%.
Em contrapartida, o uso de remédios como o anticoncepcional predispõe algumas doenças, sendo o câncer de mama uma das principais delas.
Piometra e metrite
Outros dois problemas que você precisa ficar atento, pois podem ser causados pelo uso de anticoncepcional para cadelas, são a piometra e a metrite. Afinal, o remédio injeta uma ‘’bomba’’ de hormônios no organismo do animal que acaba ocasionando um desequilíbrio hormonal.
O resultado disso pode ser a doença piometra, que consiste em uma infecção bacteriana que afeta o tecido interno do útero (endométrio). Para piorar, se a sua cadela realmente desenvolver esse mal, a realização de uma operação de emergência para castração será inevitável. Outra patologia possível é a metrite, uma infecção bacteriana do útero que retém a placenta ou o feto depois do nascimento dos filhotes.
Diabetes Mellitus
Uma parcela pequena dos animais que fazem uso de anticoncepcionais não ficam doentes. Já a outra parte é comum ser acometida pela diabetes mellitus. Isso porque o remédio provoca uma maior resistência à insulina periférica, o que pode desencadear o distúrbio. Para lidar com essa situação e evitar as complicações da doença, serão necessárias várias doses diárias de insulina.
Caso contrário, a tendência é que a sua fêmea comece a perder peso, fique apática e cansada em qualquer mínima atividade física, entre outros problemas.
Outras doenças que também podem ser originadas pelo uso de anticoncepcional para cadelas é o aumento dos ossos, dermatite ou descoloração do pelo, infecção de útero etc. Por isso, não existe alternativa mais indicada para evitar todas essas complicações do que a castração e seguir as dicas de um veterinário. Ela é uma solução simples e segura que impede vários problemas, como os citados acima.
Castração é um sinal de amor do tutor para com o seu bichinho. Outro sinal de amor é pesquisar e entender melhor as doenças que podem prejudicá-lo. Por isso, que tal conferir o post sobre as diferenças das doenças que atingem cães e gatos e tornar-se um especialista no assunto?