O Diabetes Melittus é uma das mais frequentes doenças endócrinas presentes nos seres humanos e os animais, tanto cães, gatos ou animais silvestres, também podem desenvolver o problema.
Nos animais, os sinais clínicos apresentados são semelhantes àqueles presentes nos seres humanos: polidipsia (muita sede), poliúria (excesso de urina), polifagia (muita fome) e emagrecimento progressivo. Além disso, catarata precoce ou catarata que se desenvolveu em pouco tempo também pode ser sinal da doença.
Quanto mais sedo diagnosticado, maiores são as chances de o animal levar uma vida praticamente normal. Portanto, devemos sempre nos manter atentos aos sintomas descritos. O diabetes deve ser criteriosamente controlado para que não atinja um estágio denominado Cetoacidose Diabética, uma das mais graves emergências no atendimento médico veterinário, com potencial risco de vida.
O tratamento adequado é feito utilizando a insulina e/ou hipoglicemiantes, além de um manejo alimentar correto, que nós, médicos veterinários, estamos aptos a oferecer para seu animal.
Texto: Dr. Eduardo Toshio Irino