Resultado de exames

Dicas

Felinos

Alimentação
Até os 30 dias de vida, devemos optar, preferencialmente, pelo leite materno, que suprirá todas as necessidades nutricionais, além de ajudar a desenvolver o sistema imunológico.

Nos casos em que a mãe não puder amamentar, podemos utilizar leite artificial (suscedâneo) específico para gatos e comercializado em pet shops. Se isto for necessário, converse com o veterinário de sua confiança para saber qual é a melhor opção para o seu filhote.

Após 30 dias de vida, podemos introduzir aos poucos alimento seco (ração). Talvez no início seja necessário umedecer com um pouco de água para facilitar a ingestão.

Quando adulto, há diversas opções de alimentos para gatos, específicos para cada raça, idade, hábitos, castrados e até terapêuticas, cada caso deve ser analisado pelo veterinário de confiança.

Parasitas
Existem vários tipos de parasitas que podem deixar o animal doente, desde internos (vermes) até externos (pulgas, piolhos, carrapatos). Uma eficaz vermifugação e controle de ectoparasitas devem ser realizados frequentemente, garantindo um crescimento saudável para seu filhote e toda a sua família.

Banho
Se possível, recomenda-se evitar os banhos em filhotes até que tenha sido realizado todo o protocolo de vacinação. Até lá, podemos fazer uso dos chamados “banho a seco”. Após esse período, sugere-se que os gatos sejam banhados em intervalos de aproximadamente 45 dias, utilizando sempre produtos específicos. Devemos ainda salientar que os gatos devem ser cuidadosamente secos após o banho, pois deixá-los úmidos pode facilitar a proliferação de micoses.

Castração
A castração ainda é comumente vista como uma forma de controle populacional. De fato é verdade. Mas este procedimento cirúrgico tem muitas outras finalidades, principalmente evitar doenças. A castração evita as infecções e os tumores de útero e de testículo, além de prevenir significativamente o câncer de mama.

Zoonoses
As zoonoses são doenças que o animal de estimação pode transmitir para o ser humano.
Em se tratando dos felinos, podemos destacar sarna, micoses, doença da arranhadura do gato, raiva, entre outras.

Embora os casos de doenças transmitidas pelos animais de estimação às pessoas sejam pouco frequentes, é prudente tomar algumas medidas preventivas para evitar que elas ocorram:

  • Lavar as mãos sempre que brincar ou tratar seu animal;
  • Alimentar os animais sempre com vasilhas próprias, não tendo contato com utensílios de uso da família;
  • Evitar dormir com o animal em sua cama ou sofá;
  • Não deixar o animal sozinho na rua;
  • Manter as vacinas e vermifugação sempre em dia.

Texto Dr. Clemente Eduardo Jacquet

E-mail

Duvidas, elogios e reclamações

Trabalhe conosco

Imprensa

Telefone

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo

Whatsapp

Clique em um número e você será redirecionado para o whatsapp de nossa equipe de atendimento!

Unidade Osasco

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo