Criar um animal de estimação requer amor, carinho, atenção e muitos cuidados — entre eles, escovar o pelo do cachorro. Não importa se o pelo é curto, médio ou longo: esse zelo traz alguns benefícios, como manter a pelagem mais bonita, limpa e brilhante. Além disso, o hábito elimina os pelos mortos do pet e mantém os ambientes por onde o cão circula bem mais limpos.
Em cães com pelagem longa, a frequência da escovação deve ser ainda maior, haja vista a facilidade de formação de nós, que podem se tornar um transtorno, tanto para o tutor quanto para o animal.
Neste post, vamos abordar de que forma os donos de cães devem executar essa tarefa. Acompanhe!
Conheça a frequência da escovação
Tente manter uma rotina de escovar a pelagem de seu cão todos os dias ou a cada dois dias. Assim, evitará o acúmulo de pelos pela casa e acostumará seu pet com esse hábito benéfico. Dessa forma, não haverá nenhum transtorno na hora da tarefa, pois ele se manterá dócil e tranquilo.
Aproveite esse momento para checar a pele de seu pet, bem como se ele está livre de pragas, como pulgas e carrapatos.
Saiba o tipo de pelo do seu cachorro
É muito mais simples classificar o tipo de pelo de cães de raça, já que cada uma tem um padrão definido. Existem raças de pelo curto, como o dogue alemão, de pelo médio, como o labrador, e de pelo longo, como o golden retriever.
Os cães sem raça definida (SRD) têm pelagens variadas, cabendo ao dono ou ao veterinário saber identificá-las e classificá-las. Pode haver desde cães de pelo curto até os mais peludos.
Após classificar o pelo do animal, deve-se escolher o material necessário para o procedimento. Vale lembrar que nós e bolas de pelo podem se formar por falta de escovação, situações que incomodam muito os animais, além de machucá-los na hora da escovação.
Saiba como escovar
Se o cão for pequeno, coloque-o sobre seu colo. Já no caso de o cachorro ser grande, posicione-se em uma cadeira para que o trabalho não se torne muito cansativo.
Siga a direção do crescimento do pelo
Seguindo a direção do pelo, comece a escovação pela cabeça, costas e laterais do animal. Depois, escove as patas e a sua cauda. Não se esqueça do pescoço e das orelhas e, nas raças mais peludas, da barriga — mas cuidado com essa região para não machucá-lo.
Escove-o de maneira suave e delicada — principalmente se for peludo e tiver alguns nós — para que ele goste do contato, tornando mais fácil todas as vezes que você precisar executar essa tarefa.
Retire os nós
Para retirar os nós, comece colocando o cão deitado confortavelmente e selecione pequenas regiões de pelos em que localizou os nós. Comece pela região ao redor das orelhas, que é mais incômoda para trabalhar. A melhor maneira de fazer é remover poucos nós ao mesmo tempo. Faça com suavidade.
Utilize um pente
Um pente de metal é a melhor escolha para remoção de nós. Penteie pouco a pouco, pegando o pelo da raiz até as extremidades. Dependendo do tamanho do nó, a escovação poderá causar dor, por isso, execute a tarefa vagarosamente.
Corte os nós mais difíceis
A melhor solução para aqueles nós impossíveis de serem retirados com o pente é cortá-los com a tesoura. Cuide para não machucar o animal. Essa medida impedirá que o animal sofra muito com a retirada de nós mais difíceis.
Previna a formação de nós
A melhor maneira de prevenir a formação de nós e que seu animal sofra para retirá-los é com a prática diária da escovação. Faça desse procedimento uma rotina. Uma boa dica é escová-lo após o passeio do dia. Certamente, ele estará menos agitado.
Como você pôde ver neste post, escovar cachorros traz grandes benefícios para os pets. Faça dessa tarefa uma rotina diária e evite a formação de nós e bolas de pelo em seu melhor amigo!
Gostou deste artigo sobre como escovar o pelo do cachorro? Continue conosco e aproveite para entender a diferença no tratamento de doenças de cães e gatos!