A queda de pelos em animais pode estar associada a diversos fatores, desde a troca natural de pelos devido à mudança das estações até causas patológicas, o que requer maior atenção e cuidados específicos. Descobrir o verdadeiro motivo que está levando a essa queda é de suma importância para lidar com o problema da melhor forma possível.
Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos tudo que você precisa saber sobre queda de pelos em animais, suas possíveis causas e como lidar com o problema. Boa leitura!
Afinal, o que causa a queda de pelos em animais?
Como mencionamos, essa queda pode estar associada a diversos fatores. Por isso, é tão importante estar sempre atento para identificar quando algo estiver fugindo do comum. Para ajuda-lo, reunimos, abaixo, as principais causas da queda de pelos em animais. Acompanhe!
Mudança das estações
Durante o ano, é comum acontecer a troca de pelos nos animais, de forma intensificada tanto no inverno como verão, pois os pelos servem como uma proteção da temperatura corporal e precisam trocar para se adaptar às condições oferecidas em cada estação.
Doenças e fungos
Se a perda de pelos for mais intensa e persistir por muito tempo, ou apresentar sinais estranhos na pele e nos pelos, como forte odor, falhas, caspas e opacidade, fique atento.
Nesses casos, é possível que outros fatores estejam associados a essa queda, como doenças de pele, sarnas, micoses, alergias, seborreia e foliculite.
Alterações hormonais
Outra causa natural, específica das fêmeas, é a queda de pelos causadas por alterações hormonais sexuais. Esses episódios costumam se intensificar após o cio ou parto. Contudo, mais uma vez, é preciso estar atento para observar o surgimento de outros sinais que necessitam de cuidados especiais.
O que fazer em casos de queda excessiva de pelos?
Existem alguns cuidados básicos para lidar com a queda de pelos em animais. Abaixo listamos as principais. Confira!
Leve o animal regularmente ao veterinário
É de suma importância levar o animal regularmente ao veterinário, pois somente esse profissional será capaz de diagnosticar a existência de uma causa mais séria, associada a queda de pelos, assim como a melhor forma para o tratamento.
Mantenha a vacinação em dia
Manter a vacinação em dia previne diversos tipos de doenças, muitas delas que possuem a queda e pelos como sintoma. Por isso, garanta que todas as vacinas sejam dadas, respeitando o calendário de vacinação, para garantir a saúde do peludo.
Cuide bem da higiene do animal
Cuidados como banhos periódicos (para animais que precisam desse cuidado, como no caso dos cães) e escovação diária podem ajudar a controlar a queda, removendo os pelos mortos e evitando que eles se espalhem pela casa. Dessa forma, fica mais fácil perceber quando a queda estiver fora do comum.
Lembre-se que a queda de pelos em animais pode estar associada a diversos fatores e que somente um profissional especializado será capaz de diagnosticar com clareza a causa, oferecendo o melhor tratamento para reestabelecer a saúde do seu pet.
Gostou das dicas? Então assine agora mesmo nossa newsletter e receba todas as publicações em primeira mão!