Assim como no caso dos seres humanos, existem várias comidas que podem fazer mal para saúde de cães e gatos. Com eles, o cuidado deve ser dobrado, afinal é difícil resistir à cara que os pets fazem quando estamos comendo algo e também pois eles têm maiores restrições alimentares. Por exemplo, você sabia que dar chocolate para cães é muito perigoso?
Na verdade, fazer isso pode resultar em sérios danos à saúde dos bichinhos de quatro patas, já que o chocolate possui algumas toxinas que podem ser fatais para eles. Quer saber mais sobre os motivos pelos quais é tão perigoso oferecer chocolate para cães e gatos? Confira o nosso post e descubra!
Intoxicação
O chocolate possui uma substância tóxica chamada teobromina, que é a grande vilã nessa história toda e que, apesar de ser facilmente metabolizada no organismo humano, oferece sérios riscos para cães e gatos. Como esses animais não conseguem eliminar esse componente rapidamente, os pets podem acabar intoxicados.
Vômitos e diarreia
Por exemplo, se um cão de 3 kg consumir apenas uma porção de 35 g de chocolate ao leite, o alimento provocará vômitos e diarreia, sintomas que podem aparecer em cerca de seis a doze horas depois da ingestão.
Um grande problema, nesse caso, é que o sabor adocicado do chocolate pode instigar o cão a sempre buscar mais pedaços e, mesmo que sejam pequenos, prejudicarão o seu bichinho.
Euforia e sede em excesso
Outro problema que você pode notar é que seu cão entrará em um estado de apreensão e euforia. Por isso, ele beberá muito mais água do que o normal e aumentará a quantidade de urina. Também é comum a dificuldade para movimentação do animal e desordem de comportamento.
Batimentos cardíacos acelerados, tremores e convulsões
Caso a quantidade de chocolate consumida inicialmente seja dobrada, os batimentos cardíacos do cão ficarão bastante acelerados. Se o animal consumir 100g do alimento, pode ocorrer tremores e convulsões. Porém, saiba que, dependendo do tipo de chocolate, os perigos podem ser ainda maiores e esses efeitos serão sentidos com uma quantidade bem menor.
Por exemplo, quanto mais amargo o chocolate for e quanto mais tiver a concentração de cacau, os perigos para a saúde do bichinho de quatro patas é maior. A dose tóxica também vai variar de acordo com o porte, peso e sensibilidade do animal à substância. No geral, a proporção é de 100 a 165 mg por kg em cães.
Queda da temperatura e pressão sanguínea
Esse é um dos últimos sintomas que o seu cão poderá sentir e ocorre conforme a evolução do quadro. É de extrema importância que o tutor fique atento e não deixe isso acontecer, pois há o risco de coma e até mesmo de morte.
Apesar de complicado, existem tratamentos que atuam na estabilização das funções vitais do organismo do animal. Então, não hesite em levar o bichinho ao veterinário caso alguém tenha oferecido chocolate para cães ou desconfie que ele roubou um pedaço de alguém.
Você achou nosso post importante? Que tal aproveitar a leitura e conferir nosso artigo sobre as doenças que surgem em cães e gatos e quais as diferenças no cuidado?