Os cães, considerados o melhor amigo do homem, possuem semelhanças comportamentais com os seres humanos, principalmente no que se refere à relação de dominante e dominado.
Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a questão de como adestrar meu cachorro?
Na verdade, tem tudo a ver!
Para não ter um pet rebelde que se imagina como o dono do pedaço, é preciso aprender as melhores maneiras sobre como adestrar seu cachorro para que ele fique mais obediente.
Pensando nisso, trouxemos nesse post alguns cuidados e técnicas de adestramento. Confira!
Fazer as necessidades fisiológicas no lugar certo
Primeiro, tenha em mente que reclamar com o seu cão logo após ele ter feito a sujeira em lugar errado não é uma medida eficaz. A reclamação só poderá surtir efeitos quando o seu cão estiver prestes a cometer o ato.
O correto é falar firme com ele para que entenda a sua ordem. Só mude o tom de voz quando ele de fato interromper sua tentativa.
Lembre-se também que é muito importante elogiar o cachorro, fazer carinhos ou oferecer recompensas. Essa é uma das melhores formas de reforçar os comportamentos positivos quando ele acertar o lugar correto de fazer suas necessidades e fará com que ele crie esse bom hábito no futuro.
Parar de destruir objetos
Nesse caso, é muito importante entender os motivos que levam o cachorro a fazer isso. Por exemplo, quando filhotes, os cães tendem a morder os objetos para saciar uma coceira sentida na gengiva. Se for esse o caso, a solução pode ser oferecer brinquedos ou ossinhos.
Outras causas para o comportamento de destruição pode ser o tédio e a ansiedade. Logo, os pets que passam muito tempo sozinhos e sem nada para fazer, podem encontrar nos móveis uma diversão.
Por isso, é importante passear com os cães frequentemente e incentivar brincadeiras para que eles gastem as energias, além de manter objetos importantes longe do seu alcance.
Parar de cavar o jardim
Quando o pet costuma cavar bastante a grama do jardim, pode ser um sinal de ansiedade. Se for o caso, pelos mesmos motivos acima é importante oferecer passeios e brincadeiras com frequência.
Se ainda assim não funcionar, uma solução é enterrar as fezes do peludo nos seus locais preferidos de cavar. Com isso, os cães podem mudar de comportamento, , já que não gostam de ter contato com os seus próprios dejetos.
Parar de subir no sofá
Há quem não se importe com a presença do cão no sofá, mas muitas pessoas se incomodam com isso em sua casa, principalmente na presença de visitas. Se você faz parte desse último grupo, é preciso ensinar seu cão a não subir no sofá de maneira correta para que o animal não fique confuso.
Por exemplo, quando você flagrar esse tipo de comportamento, aja com firmeza e diga ‘’não’’ para que ele desça sozinho do sofá. Se você já estiver sentado e seu cão tentar subir, impeça fazendo uma barreira com o braço.
Para que a maneira como adestra seu cachorro seja eficaz, é importante iniciar o processo de adestramento o quanto antes, se possível quando ele ainda for um filhote. Também é importante que aprenda a se comunicar com ele, afinal, ele precisa entender que você é o líder ao qual ele deve obedecer e entender seus comandos.
E aí, gostou de aprender como adestrar cachorro? Quer saber mais sobre o comportamento dos cães? Então aproveite para ler sobre depressão animal e aprender mais sobre o assunto!