Resultado de exames

passaros
Aves

Como limpar a gaiola do meu passarinho?

Ter um pássaro requer muito carinho e dedicação. É incontestável que a presença desses animais dentro de uma casa traz muita alegria e leveza ao ambiente. Porém, as aves são animais muito frágeis e o manejamento errado pode lhes causar inúmeras doenças, principalmente pela má higienização.

Para que esses animais tenham uma vida saudável e em condições de bem-estar, são necessários vários procedimentos para que o pássaro mantenha sua resistência e fique livre da ansiedade e do estresse. A maioria desses procedimentos essenciais para a saúde das aves têm relação direta com suas gaiolas.

A gaiola de pássaro deve ser sempre muito bem higienizada, mantendo uma frequência de troca de água, comida, limpeza de outras estruturas, como os poleiros, e retirada de excrementos. Para manter a saúde do seu passarinho e proporcionar a ele uma qualidade de vida adequada, veja algumas dicas que separamos para fazer a limpeza da gaiola.

Troque a água

A água deve ser trocada diariamente, com o bebedouro sendo higienizado em todas as trocas. Em dias mais quentes, é preferível que a troca ocorra mais de uma vez, para mantê-la sempre fresca e limpa. Não se esqueça que ela deve ser filtrada.

Utilize forro com jornal

Para evitar estresse no animal, uma dica importante é forrar o fundo da gaiola de pássaro com jornais, e diariamente trocar essa cobertura para eliminar os excrementos. Isso é útil, pois é uma forma de limpeza da gaiola sem ter que remover o pássaro ao manusear.

Além disso, uma vez por semana, é recomendado retirar o fundo da gaiola e higienizá-lo com desinfetantes, para eliminar qualquer resquício de agentes infecciosos. Essa técnica é útil para evitar problemas de pele, ocasionalmente causados quando o animal entra em contato com suas fezes ou urina.

Limpe os poleiros da gaiola de pássaro

Duas vezes por semana, retire os poleiros e limpe-os. Caso o poleiro seja de madeira, uma dica é raspá-los bem, para retirar todos os resíduos e evitar o acúmulo de bactérias em alguma área do material. Depois, lave com água corrente e sabão. Deixe secar bem antes de colocá-lo de volta na gaiola.

Não coloque muita comida

Não é recomendado colocar muito alimento no comedouro, para que não fique muito tempo sem ser ingerido pelo animal. Caso o pássaro não coma toda a comida seca, troque por novas. Não se esqueça de lavar o pote antes de realizar a reposição.

No caso das frutas, disponibilize uma quantidade razoável ao animal, para que não haja desperdício. Duas vezes ao dia é necessário repor as frutas com a intenção de mantê-las sempre frescas para seu bichinho, sem correr nenhum risco de contaminação.

Retire o animal da gaiola

Uma vez por semana, o local deve ser inteiramente lavado. Para isso, retire o animal da gaiola e coloque-o em outra, de preferência. Essa ação pode ser estressante para o passarinho, por isso tente mantê-lo o mais calmo possível, fornecendo água, comida e algum brinquedo (como balanço).

Ao fazer a retirada do animal, aproveite para realizar uma higienização completa. Utilize escovas pequenas para alcançar lugares mais difíceis de serem limpos e faça todos os passos semanais já citados acima.

Tenha materiais para pássaros

Para a limpeza geral, existem desinfetantes específicos para gaiola de pássaro, podendo ser encontrados em qualquer pet shop. Se possível, aproveite a disponibilidade desses produtos e proteja ainda mais o seu pet. Além disso, peça dicas de outros produtos ao veterinário do seu pássaro, para otimizar sua qualidade de vida.

Essas foram algumas dicas para conservar a saúde do seu animal, por meio da higiene da gaiola de pássaro, com a intenção de mantê-lo cantando e encantando a todos. Se você quiser receber mais dicas como essas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro do mundo animal.

E-mail

Duvidas, elogios e reclamações

Trabalhe conosco

Imprensa

Telefone

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo

Whatsapp

Clique em um número e você será redirecionado para o whatsapp de nossa equipe de atendimento!

Unidade Osasco

Unidade Osasco

Unidade Carapicuíba

Unidade São Paulo