As unhas dos gatos são poderosas. Quando eles vivem na natureza, suas unhas servem para se defender de outros animais, para caçar e para subir nas árvores. Mas, para gatos que levam vidas tranquilas dentro de casa, as unhas não têm tanta utilidade e, quando estão muito grandes, podem até atrapalhar. Por isso, cortar a unha do gato doméstico acaba se tornando uma necessidade.
Quem tem gato em casa sabe que manipular esse companheiro, na maioria das vezes, não é uma tarefa fácil. Mas cortar as unhas do seu pet é importante para você e para ele e não deve ser deixado de lado.
Para tornar essa tarefa mais fácil, a seguir daremos dicas de como cortar a unha do gato. Confira!
Por que cortar a unha do gato?
Como em nós, humanos, as unhas dos gatos crescem constantemente. No entanto, enquanto gatos com acesso ao mundo exterior gastam as unhas em terrenos ásperos ou em árvores, os nossos companheiros que moram dentro de casa têm apenas os arranhadores para essa função. Na maioria dos casos, isso não é suficiente e as unhas acabam ficando longas.
Quando isso acontece, os gatos podem acabar se arranhando ou ferindo outros pets da casa por acidente, ou, ainda, ficar com as garras presas em tecidos e se machucar no esforço para se soltar. Outra consequência é arranhar, sem querer, os próprios tutores ou visitas, durante carinhos e brincadeiras.
Por esses motivos, devemos manter a manicure do gato sempre em dia, seja cortando as unhas em casa ou levando para que isso seja feito por um profissional.
Quando cortar a unha do gato?
Não existe uma regra que determine a periodicidade do corte das unhas desses pets, pois o crescimento e o desgaste das unhas vai depender de diversos fatores.
Para saber, então, se é hora de fazer o corte, pegue a pata do seu pet e aperte, delicadamente, o coxim (a parte macia, chamada carinhosamente de almofadinha) até que ele exponha as suas unhas. Se elas estiverem muito longas e afiadas, está na hora de ajudar o seu amigo.
Como cortar a unha do gato?
Para começar a cortar as unhas do seu pet, escolha um ambiente tranquilo e uma posição confortável para ambos. É importante que o gato esteja calmo e que você consiga segurar suas patinhas com firmeza.
Segure um cortador de unha próprio para os felinos em uma mão e, com a outra mão, pegue uma pata e aperte levemente no centro, até as unhas ficarem visíveis. Então, corte com cuidado apenas a ponta de cada uma.
Se seu gato se comportar, recompense com petiscos e brincadeiras, mesmo durante a tarefa. Já no caso de ele ficar nervoso e oferecer muita resistência, faça pausas para ele se acalmar.
Quais os cuidados necessários?
É de extrema importância tomar cuidado ao realizar o corte, pegando apenas a ponta da unha, pois os gatos possuem, no eixo central das unhas, muitos nervos e vasos sanguíneos. Se, por engano, o corte atingir essa área, provocará muita dor e sangramento no seu pet.
Nas unhas claras, é fácil identificar essa área como a parte rosada. Nas unhas mais escuras, como não é fácil visualizar onde começam os nervos e os vasos, o cuidado deve ser redobrado.
Se o gato tiver essa área atingida, ele poderá associar o ato de ter as unhas cortadas à dor e ficar traumatizado, não deixando mais que suas unhas sejam aparadas no futuro. Por isso, se você tem dúvidas sobre onde ou como cortar adequadamente, não arrisque e procure um profissional.
Agora que você conhece a necessidade de cortar a unha do gato, só falta decidir se vai tentar fazer isso em casa ou buscar a ajuda de um profissional.
Quer saber mais sobre essas mascotes? Conheça, então, algumas particularidades sobre os felinos!