Já ouviu falar na erva de gato? É possível que você já tenha comprado algum brinquedo em pet shop que tivesse a catnip — como também é chamada — em sua fórmula. Pois bem, trata-se de uma planta medicinal da família da hortelã que provoca alterações no comportamento do felino. Ela surgiu na Ásia e na Europa e logo foi se difundindo para outros países, principalmente Japão e Estados Unidos.
Muitos tutores de felinos, no entanto, não entendem bem os efeitos e para que serve essa erva. Como a informação é a principal aliada, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Para que serve a erva de gato?
Na maioria dos casos, a planta medicinal serve para alterar o comportamento dos gatos. Os mais agitados tendem a ficar mais tranquilos e os que passam mais tempo parados podem ser estimulados, a partir do remédio, a brincar e se exercitar. Os felinos que estiverem passando por algum tipo de estresse também podem ser favorecidos.
Outros benefícios possíveis da erva de gato são facilitar o adestramento, controlar a obesidade, reforçar a saúde mental e o exercício físico etc.
Apesar disso, é importante que o tutor saiba que alguns felinos, como os gatos mais velhos e castrados, podem ser imunes a erva e não apresentam nenhum tipo de reação. Ela também não é capaz de provocar efeitos em humanos, já que nós não conseguimos sentir o odor liberado pela catnip da mesma forma que esses animais.
Quais efeitos a erva de gato causa nos felinos?
A Neptalactone, substância presente na erva, é capaz de provocar uma alteração no comportamento do felino — como euforia e excitação — ao agir no cérebro do animal. Por essas razões, quando ele percebe o odor da catnip, é normal que seu instinto predador seja despertado e que ele sinta vontade de lamber, cheirar ou mastigá-la. O mesmo acontece também com leões, onças e pumas, a propósito.
Quando o pet entra em contato com a substância, é possível que ele comece a:
- balançar o rabo sem parar;
- rosnar ou babar;
- se esfregar nela ou no chão;
- correr agitado;
- tentar pular em lugares mais altos.
Em média, esses efeitos duram cerca de 10 minutos. Depois, o gato deve ficar sonolento, mais quieto — já que tende a gastar de uma só vez toda a energia acumulada — e cansado.
Também é importante saber que, após uma ou duas horas longe da erva, é bastante comum que o gato apresente as mesmas reações se entrar em contato novamente com o remédio.
Outro aspecto muito recorrente é que alguns desses animais preferem a erva de gato pura do que desidratada. Além disso, ela também pode ser consumida por eles sem preocupações, já que não trará nenhum efeito negativo. No entanto, não é recomendado que haja consumo em excesso, pois isso pode ocasionar um desconforto gástrico, além de vômito e diarreia.
Se você gostou deste texto, que tal nos seguir nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações? Estamos no Facebook e Instagram!